As autoridades do Dubai anunciaram recentemente que o navio Queen Elizabeth 2As autoridades do Dubai anunciaram recentemente que o navio Queen Elizabeth 2 (QE2) será transformado num luxuoso hotel flutuante de 500 quartos e ficará atracado num porto asiático.

O navio, que foi um dos cruzeiros mais prestigiosos do mundo, encontra-se desde meados deste mês no cais seco do Dubai para ser inspeccionado, antes da sua transformação num hotel flutuante de luxo, em cooperação com o Ocean Group.

A Dubai World, através da sua empresa de investimentos, a Istihmar, comprou o navio em 2007 por 60,5 milhões de euros à companhia Cunard Line numa altura em que a economia dos Emirados Árabes Unidos, especialmente a de Dubai, estava em pleno auge.

No entanto, devido à crise que afectou a economia do Dubai em 2008, o presidente da Dubai World, o sultão Ahmed bin Sulayem, considerou utilizá-lo, durante certo tempo, como um luxuoso hotel flutuante. Depois de efectuar vários cruzeiros pelo Mediterrâneo, alguns com partida de Lisboa, o QE2 rumou ao Dubai em Novembro último.